Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Aberdeen Angus Preto
Aberdeen Angus Vermelho

Aberdeen Angus
O Aberdeen Angus se destaca entre as raças taurinas por reunir um maior número de características positivas que lhe asseguram um excelente resultado econômico como gado de corte. O conjunto de suas características a tornam uma raça completa.

A ótima qualidade de sua carne é evidenciada através da opinião de autoridades do setor, e confirmada nos mais diferentes concursos realizados nos principais mercados produtores.

O Abeerden Angus apresenta de 3 a 6 mm de gordura (exigências européias) e sua carne é marmorizada (gordura entremeada na carne), o que lhe confere a já famosa maciez e sabor. A perfeita e uniforme distribuição da gordura no tecido muscular lhe confere um aspecto muito mais atraente e sabor singular. A importância dessa distribuição é exaltada quando da sua preparação: a gordura se derrete parcialmente pela ação do calor e impregna a parte magra, melhorando apreciavelmente seu valor, tornando-a tenra e apetecível. Os mercados mais importantes do mundo, que abastecem os consumidores mais exigentes, alcançam ganhos comerciais superiores, valendo-se do que existe de melhor entre as raças bovinas de corte. Sem hesitar, eles afirmam: ANGUS BEEF IS BEST!

Por sua vez a origem do Angus de pelagem vermelha se deu em 1805, onde em meio aos Aberdeen Angus surgia, às vezes, animais com esta linhagem. No Brasil o primeiro animal foi registrado em 1936, e a raça vem ganhando destaque devido à sua maturidade sexual e habilidade materna.

Animal de porte médio, o macho pode alcançar até 900 Kg e a fêmea entre 500 e 600 Kg, é de pelagem vermelha causada por um gene recessivo. Raça geneticamente mocha, com cabeça pequena, curta e larga.

A raça é conhecida pela sua precocidade sexual, velocidade de ganho de peso e fixação de características. Além de apresentar as mesmas virtudes e características funcionais do Aberdeen Angus. Alguns afirmam que o Angus de pelagem vermelha é mais rústico que o Aberdeen Angus de pelagem preta, pois a pelagem vermelha confere maior resistência aos carrapatos e ao calor.

Segundo ainda alguns criadores da raça,o Angus, conta com a adaptabilidade em campos rochosos e de difíceis condições, como as observadas no estado americano de Montana.