Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Hereford
A raça de bovino Hereford é originária do condado inglês de Herefordshireela é conhecida desde 1725. O primitivo desenvolvimento da raça permanece na obscuridade. Bovinos de cara branca são conhecidos desde longa data na Inglaterra. O melhoramento moderno da raça começou com Benjamim Tomkins (1714 - 1789), e seu filho de mesmo nome (1745-1815), continuador de sua obra, destacando-se como método seletivo a busca de precocidade de abate empregando consangüinidade estreita.
PESO:médio de 540 Kg nas vacas e 850 nos touros. ESTATURA:de 1,30 cm nas fêmeas e 1,35 à 1,45 nos machos.
Os Tomkins, como a maior parte dos demais criadores de gado Hereford daquela época, não se interessavam em absoluto por características de pelagem, secundárias e menos importantes. No início do século XIX, ocorriam as seguintes pelagens: vermelha de cara branca, vermelha de cara salpicada, cinza clara e parda. Gradualmente, a pelagem "pampa" característica foi se impondo, sendo hoje considerada como "marca de pureza" da raça.
O gado Hereford da Inglaterra do final de 1700e início de 1800 era muito maior do que hoje. Muitos animais adultos daqueles dias pesavam 1.350 kg ou mais. Cotmore, um touro ganhador de várias exposições e notável padreador da época, pesou 1.770 kg quando foi exposto em 1839. Gradualmente, o tipo e a conformação mudaram para um peso e tamanho menos extremo para conseguir mais qualidade e eficiência.
No Brasil, o primeiro exemplar chegou em 1906 e Laurindo Brasil, de Bagé, em 1907, efetivou o primeiro apontamento do "Herd Book", registrando um touro argentino. Já em 1910, registraram-se os primeiros ventres, oriundos do Uruguai.