Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Nelore
Nelore é uma raça de gado bovino (Zebu) originária da Índia. Os primeiros exemplares da raça chegaram ao Brasil no final do século XVIII, e rapidamente se tornaram a raça de gado predominante no rebanho brasileiro (85% do rebanho total).
A historia da raça Ongole ou Nelore, como é conhecida no Brasil, começa mil anos antes da era crista, quando os arianos levaram os animais para o continente indiano. Nelore é o nome de um distrito da antiga Província Madras, Estado de Andra, situada na costa oriental da Índia, onde foram embarcados os primeiros animais para o Brasil. Os indianos consideram o bovino um animal sagrado. Por isso, a maior parte da população é vegetariana e tem o leite como a única fonte de proteína animal para a dieta. A exploração dos animais é concentrada na produção de leite e no transporte.
Além de ser a raça para produção de carne In-Natura mais utilizada e abundante no Brasil, a raça Nelore vem, principalmente nos últimos 30 anos, sendo utilizada para o aprimoramento genético.
A Raça Nelore foi melhorada geneticamente no Brasil e está voltada para a produção de carne, embora na sua origem tenha sido utilizada para exploração leiteira.
Suas principais características são: a pelagem branca ou cinza-clara, a cara estreita em forma de ataúde, arcadas orbitárias não salientes e perfil ligeiramente convexo. Os chifres são normalmente curtos e por vezes grossos: distingue-se, também, pelas orelhas curtas ou de tamanho médio. É um gado, de modo geral, grande.